Tecnologia do Blogger.

domingo, 29 de dezembro de 2013

O Hibisco e o Jasmim

O Hibisco e o Jasmim

Estava a Borboleta sobrevoando calmamente o jardim numa fresca manhã de verão, borboleteando seus devaneios de inseto miúdo – mas, ainda assim, superiores e menos fúteis do que os de muita gente neste mundo –, quando deparou-se  com um pé  de Hibisco, que escarnecia de seu vizinho, o pé de Jasmim.
- Com que então, estás muito contente por teu perfumezinho vulgar, é isto? – dizia o Hibisco, zombeteiro. – Olha, meu caro, que te faltam as graças que eu possuo, motivo pelo qual sou frequentemente visitado pela elite das aves e dos insetos, como esta gentil borboleta que aqui chega. Olé!
A Borboleta, alheia à situação que se passava, mas irritada com a presunção do Hibisco, manteve-se suspensa, batendo as asas, a fim de inteirar-se melhor da discussão.
- Meu caro Hibisco... – começou o Jasmim – bem pouco me importam tuas graças e virtudes, pois sou um vegetal, tanto quanto tu; não vejo, portanto, motivo para que te vanglories sobre mim. Não estamos ambos fixos na mesma terra, regados com a mesma água e ambos florescidos?
- Que disparate! Achas mesmo que és igual a mim? Não vês que minhas flores escarlates são infinitamente superiores às tuas? Olha a magnificência do formato, do tamanho e a beleza inata delas! Que são as tuas florezinhas mirradas e pálidas em comparação a elas?
- Não falo desse tipo de igualdade, amigo Hibisco. Toma por exemplo os seres humanos! São diferentes entre si, mas também são iguais em questões biológicas, de laços de sangue...
- Ahhhhh! Bem mostras que além de seres uma planta miserável, nada sabes sobre os seres humanos! Se soubesses o modo como eles se dividem em castas, elites, classes, saberias por que é fundamental que sigamos seu exemplo e criemos nossas próprias esferas de contato!
- Esferas de contato? – o Jasmim espantou-se notavelmente com semelhante perspectiva. – Pois isto é algo abominável... custo a crer que a gentil e caridosa senhora que cuida de nós, apesar de sua idade avançada, faça parte desse “elitismo” de que falas com tanta convicção... Há casos e casos!
- Ingênua planta tu és... Esta velha raquítica que tão estabanadamente vem aqui todas as manhãs espargir sobre nós gotas mirradas de água (forte sovina, que tem piedade até de gastar o líquido universal), não faz isto porque seja boa ou caridosa! Ela o faz por razões de consumado egoísmo, isso sim! Ter um jardim bonito e cuidado rende elogios ao dono, não às miseráveis plantas que dele fazem parte. Vede, então, que o amor próprio que tenho é totalmente justificável.
- Confundes amor próprio com o mesmo narcisismo e egoísmo que tanto criticas...  Tenho bem pena de ti, pobre Hibisco.
O Hibisco empertigou-se, cheio de si e sentindo-se ofendido em seu orgulho:
- Guarda teus fingimentos para quem não te conhece, hipócrita planta! Sou superior e disso não faço segredo. E bem sei que, apesar de teu moralismo superficial e falsa candura, tens inveja de mim.
A Borboleta, que desde o início deste diálogo nada havia feito de concreto, a não ser apiedar-se do Jasmim e sentir uma repulsa exponencial por seu parceiro, o Hibisco, tomou, afinal, uma decisão, e lá foi pousar -  por desaforo à planta de flores vermelhas -  numa flor branca e perfumada do Jasmim.
Nem bem havia pousado na superfície belissimamente pálida da flor, foi a Borboleta embriagada pelo delicioso e doce aroma que dali emanava. Infelizmente, o êxtase do perfume amorteceu seus sentidos a ponto de impedi-la de aperceber-se de um perigo substancial e imediato. Antes que pudesse experimentar do néctar da flor, sentiu a Borboleta uma forte compressão no ventre delicado, seguido de uma dor lancinante, e só então, em pânico, notou que estava perdida para sempre. Uma aranha de aspecto aterrador havia já cravado suas quelíceras no pobre inseto, que nenhuma reação pôde manifestar,além de agitar as fracas asas duas ou três vezes, por meros espasmos involuntários.
O Hibisco, que a tudo isso assistia, impassível, apenas manifestou sua opinião, de modo sarcástico, dirigindo-se ao Jasmim:
-Bem, bem... meu orgulho e minha superioridade afastam alguns indivíduos de mim, mas ninguém jamais poderá dizer que uso de fingimentos ou que reprimo o que penso. Entretanto, tais indivíduos deveriam ter consciência de que não é a franqueza o maior defeito de alguém, mas o fingimento. Teu fingimento, Jasmim, funciona bem com esses pobres idiotas, que vão a ti, seduzidos por teu perfume  e inocência aparentes. Eu não finjo, e isto me mantém solitário. Não posso dizer que me arrependo de ser como sou. Podes dizer o mesmo?
A aranha, que a esta altura já havia deglutido toda a Borboleta, após limpar a boca com a ajuda de suas finas e longas patas dianteiras, tomou a palavra:
- Permita-me dizer, Hibisco, que tua recusa em me aceitar em teus ramos foi a maior bênção para mim. Aí, eu já teria morrido de fome, já que meu alimento tem desprezo por ti... O mesmo não pode ser dito do Jasmim, que me acalenta e me serve com os melhores e mais saborosos insetos!
O Jasmim, com um riso sinistro e maligno, sussurrou:
- Queres saber por que mantenho a aranha comigo, Hibisco? – e, sem esperar resposta: - Eu não tolero quando esses insetos vêm pousar em mim. O segredo de minhas belas flores brancas é justamente a presença desta caçadora fenomenal, que me limpa de tão desprezíveis criaturas.


***********************
             A manhã avança e, enquanto o Hibisco empertiga-se ainda mais, ostentando sua superioridade (que apenas ele vê dessa forma), o Jasmim recolhe-se em seu aparente recato. Ao longe surge pelo menos meia dúzia de borboletas azuis que, vendo a postura intoleravelmente orgulhosa do Hibisco, direcionam-se todas ao Jasmim... 

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Arquivos Íntimos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo